O MUNDO DO VINHO

Historia do vinho

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_vinho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vinho#Hist.C3.B3ria

Complexo vinícola é o mais antigo conhecido atualmente. Descoberta foi divulgada na publicação 'Journal of Archaeological Science'



Uma unidade completa de produção de vinho, de 6.100 anos de antiguidade, a mais antiga conhecida até então, foi descoberta numa caverna na Armênia, anunciou nesta terça-feira (11) uma equipe internacional de arqueólogos. Antes disso, vestígios comparáveis a esses equipamentos de produção vinícola remontavam a 5.000 anos.
Uma unidade completa de produção de vinho, de 6.100 anos de antiguidade, a mais antiga conhecida até então, foi descoberta numa caverna na Armênia, anunciou nesta terça-feira (11) uma equipe internacional de arqueólogos. Antes disso, vestígios comparáveis a esses equipamentos de produção vinícola remontavam a 5.000 anos.

"Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de um sistema de produção de 6.100 anos", comemorou Gregory Areshian, responsável pelas escavações e vice-diretor do Instituto de Arqueologia Cotsen da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Objetos de produção vinícola foram descobertos no sítio em região montanhosa da Armênia. (Foto: Gregory Areshian / National Geographic / AP Photo)

A descoberta foi realizada no mesmo sítio de cavernas onde foi encontrado, em junho de 2010, um mocassim de couro perfeitamente preservado datando de 5.500 anos, o que fez dele o mais velho calçado conhecido no mundo.
As cavernas ficam numa espécie de canyon situado na província armênia de Vayotz Dzor, uma região na fronteira do Irã e da Turquia.
Análises químicas confirmaram a datação das instalações e de outros objetos, e a escavação foi financiada, em parte pela National Geographic Society, segundo o texto publicado na edição on-line do "Journal of Archaeological Science".
Testes de radiocarbono efetuados por pesquisadores da Universidade da Califórnia confirmaram a datação.Fonte: (G1.com)

Os achados foram encontrados no sul da Armênia por pesquisadores da universidade da Pensilvania, Estados Unidos. Os vestígios arqueológicos de uma adega com mais de seis mil anos de idade. Sementes da uva, restos de uvas prensadas, caules e resíduos de videiras também foram encontrados no local, e análises químicas indicam que vinho tinto era produzido numa caverna.consistente. O vinho produzido era provavelmente usado em rituais, como em sepultamentos, que também foram encotrados nas proximidades. "O vinho pode ter sido bebido para honrar os mortos ou talvez até jogado sobre os corpos", afirmou Gregory Areshian, da Universidade de California, co-diretor da escavação. ?Esta é, para já, a mais antiga adega de vinho, com prensa, cubas de fermentação e vasilhas para armazenamento no local?, disse citado pela AFP Hans Barnard, um dos autores do artigo sobre a descoberta publicado na revista Journal of Archaeological Science. A gruta, que fica perto da cidade de Areni, junto da fronteira com o Irã, já tinha sido notícia em Junho do ano passado devido à descoberta de um mocassim de couro com 5500 anos.

Fonte: en petitchef


Na avaliação dos vinhos usamos escala de 0 a 100, classificamos por categorias de: razoável, bom, muito bom, ótimo e espetacular, o que significa isso?
Razoável: Com pontuação de 50 a 60 pontos na sua avaliação, são vinhos para serem bebidos no dia a dia, sem se destacar não merecendo uma citação.
Bom: Com pontuação de 60 a 70 pontos na sua avaliação, são vinhos comuns que também não se destacam, porém bem feitos para serem considerados bons.
Muito Bom: Com pontuação de 70 a 80 pontos na sua avaliação, são vinhos complexos de qualidade,  com um pouco de personalidade.
Ótimo: Com pontuação de 80 a 90 pontos na sua avaliação, são vinhos com personalidade e classe de ótima qualidade.
Espetacular: Com pontuação de 90 a 100 pontos na sua avaliação,são vinhos espetaculares, que ao serem bebidos não se esquece, são os grandes vinhos de grandes safras.